PROJETOS

Aula/palestra "Futebol & Copas - Uma aula de História"
Em desenvolvimento desde 2010, consiste em um estudo sobre recortes episódicos das origens modernas do jogo e dos campeonatos mundiais de futebol, contextualizado em termos históricos, visando como público alvo, estudantes do ensino médio, professores de diversas áreas e o público em geral.

Link de acesso:


Página educacional "professor Dimas Junior - História"

Esta página, na rede social facebook, é um espaço de reflexão sobre temas e conceitos históricos, possibilitando a divulgação, permanente, de meu trabalho, como historiador e professor, em sala de aula, no ensino médio.
O formato de página permite que os interessados tenham acesso ao espaço, mesmo que não sejam cadastrados na rede social citada.

Link de acesso:


Projeto "São Paulo - Caminhando na cidade"

Desenvolvida em 2012 e aplicada desde então, esta proposta baseia-se na ideia de que, caminhando pela região central da cidade de São Paulo, os estudantes tenham contato com pontos marcantes da História da cidade, do estado, e do país.

Esse contato é reforçado pela visita a alguns locais, ao longo da caminhada, a qual é realizada no período de um dia.

Embora haja um roteiro de percurso para a caminhada, tal roteiro é alterável, inclusive durante a execução da proposta, dependendo isso do contexto no qual a atividade é desenvolvida.

Link de acesso:


Canal virtual “História em movimento”

Idealizado em 2011, consiste em um espaço virtual para exibição de materiais audiovisuais, editados, com o objetivo de auxiliar a compreensão de processos e conceitos históricos.

Link de acesso:


Curso "Ousadia, Censura ou Esperteza – Outros lados da música brasileira sob o AI-5"

Consiste em um estudo sobre um recorte da música brasileira, contextualizado em termos históricos, visando como público alvo, estudantes do ensino médio e professores de áreas diversas.
Foi apresentado em fóruns de pesquisa, como comunicação.

Link de acesso ao texto teórico:


Projeto "Sessão de Cinema"

Idealizado e aplicado, entre 2002 e 2003, no Colégio Bom Jesus Diocesano, em Lages, Santa Catarina, consistia na realização periódica de exibições de material audiovisual e de debates, com os objetivos de aprofundar o estudo de temas históricos e de desenvolver o senso de apreciação estética.

Link de acesso ao texto teórico: