SOBRE

Penso que é importante delinear minhas concepções gerais sobre o que deve ser uma cultura escolar, de seriedade e excelência, da educação básica, no ensino médio.
Tal cultura deve atribuir ao professor o papel de intermediador no processo de construção do conhecimento.
Tal cultura deve, também, zelar pela boa organização operacional desse mesmo processo, com, por exemplo, um calendário de atividades de avaliação e de projetos definido para o ano letivo e um serviço estruturado de produção de avaliações e de atividades para uso em sala de aula e de organização de espaços virtuais de estudo.

Atuo como professor de História, lecionando para o ensino médio e, eventualmente, cursos pré-vestibulares.

Trabalho o diálogo em sala de aula, apoiado em recursos tecnológicos audiovisuais e visuais, na construção do processo de ensino e aprendizagem.
Penso que por meio de tais recursos concretizam-se os conceitos estudados, o que auxilia a reflexão dos estudantes sobre tais conceitos, ao longo do diálogo em sala de aula, diálogo esse que torna-se, assim, uma experiência cultural e estética.

Penso ser fundamental o cultivo do hábito de estudo, e nesse sentido organizo o fechamento periódico de minhas aulas com a produção de resumos textuais, a partir da leitura do material didático utilizado - por meio da qual, os estudantes fixam os temas estudados - operacionalizando tal produção, sempre que possível institucionalmente, em termos da tarefa de casa.

Tenho facilidade de adequação a diferentes metodologias de ensino, tendo conhecimento e experiência no uso de livros didáticos, materiais apostilados e na utilização de espaços virtuais de estudo.

Como historiador e professor:
- desenvolvi e participei de projetos interdisciplinares e de estudo do meio.
- elaborei questões objetivas, em História, Atualidades e Conhecimentos Gerais, para exames vestibulares nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e material didático na área de História.
- desenvolvi atividades para capacitação de professores e cursos de extensão na área de História.
- organizei e orientei equipes estudantis para Olimpíada Nacional de História do Brasil-UNICAMP, tendo sido finalista presencial, na primeira edição, em 2009.
- desenvolvi e implementei atividades extracurriculares em cursos regulares de várias Instituições de ensino.