DESTAQUES

Participação no I Congresso de Futebol, Literatura e Artes da USP

A convite do Grupo de Estudo Futebol, Literatura e Linguagem, do Departamento de Letras da FFLCH-USP participei do I Congresso de Futebol, Literatura e Artes da USP, realizado em 24/11/2023.

Em minha participação, dividi a mesa "música brasileira e futebol" com o professor Guilherme Wisnik, vice-diretor da FAU-USP.

O convite foi gerado a partir de meu trabalho na aula/palestra e no livro, intitulados "Futebol & Copas - Uma aula de História".

À minha esquerda, João Rosa (mediador da mesa, mestrando em literatura hispano-americana - USP e fundador do Grupo de Estudo Futebol, Literatura e Linguagem) e o professor Guilherme Wisnik

Confraternização após o encerramento da mesa

Certificado de participação no Congresso

Saiba mais:


Participação em banca examinadora de trabalho de conclusão de curso (graduação em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero)

A convite do estudante concluinte da graduação em Jornalismo, Ulisses Belluzzo, participei da banca examinadora do projeto "Futebol, Futebol Arte e Arte".

O convite foi gerado a partir de uma entrevista concedida por mim ao estudante, em 06/09/2023.




Trabalho em sala de aula com o ChatGPT 2023

Trabalho, realizado em 01/02/2023, de apresentação e de reflexão sobre o ChatGPT, realizado junto a estudantes da 1a. série do ensino médio, do Colégio Exatus, onde ensino desde 2014.

Meu objetivo foi apresentar a Inteligência Artifical, então em evidência, e, principalmente, refletir, com os estudantes, sobre o papel dessa ferramenta na humana atividade de construção do conhecimento.

Saiba mais:


Guia dos professores criativos do Brasil 2022

O 1o. Prêmio Perestroika propõe a "busca dos professores criativos do Brasil".
Sinceramente, não sei, mesmo, se sou "criativo".
Sei, mesmo, que sou, visceralmente, compromissado com o estudo, como conceito, ação e objetivo.
De qualquer forma, ser um dos 88 selecionados - entre as 454 inscrições - para o Guia dos Professores Criativos do Brasil, é muito bom.
Mesmo.
Ainda mais para quem tem, como eu, apenas o próprio esforço como cartão de visitas.



Mesa de Abertura "Futebol como pedagogia" do II Seminário Online do Ludopédio – Futebol na sala de aula e para além das quatro linhas

Esta foi minha participação na Mesa de Abertura "Futebol como pedagogia" do II Seminário Online do Ludopédio – Futebol na sala de aula e para além das quatro linhas, na noite de 16/09 do ano de 2022.
Estar na companhia de Raphaell Martins, Mônica da Silva, Sebastian Acevedo, Lívia Gonçalves Magalhães e Rosana da Câmara, sob a mediação de Lilian Catiúscia Eifler Firme da Silva, para falar e pensar sobre futebol e educação foi uma Honra, indescritível, para mim.
Ter sido convidado pelos pontas de lança do Ludopédio - destacando o professor Enrico Spaggiari, prefaciador do meu livro, "Futebol & Copas - Uma aula de História" - para estar na mesa de abertura desse seminário foi uma deferência, para com meu trabalho (aula/palestra e livro), além do que eu poderia imaginar e infinitamente além do que eu poderia merecer.


Série da Rádio CBN São Paulo "Histórias das Copas do Mundo"
A convite do jornalista, Roberto Lioi, da Rádio CBN São Paulo, participei da série "Histórias das Copas do Mundo".
Na 2a. feira, 16/05/2022, minha terceira participação foi ao ar, em dois horários, no décimo primeiro capítulo, intitulado "#11 - Em 1954, a redenção da Alemanha nazista".